José Afonso




José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Zeca Afonso) nasceu a 2 de agosto de  1929 na cidade de Aveiro e faleceu em Setúbal a 23 de fevereiro de 1987. Passam hoje 25 anos do dia da sua morte.

José Afonso começa a interessar-se pela música em Coimbra, destacando-se, em fins da década de 40, como cantor de fados.

Em 1958 grava o seu primeiro disco, "Baladas de Coimbra". Mais tarde, grava Os Vampiros" que, juntamente com "Trova do Vento que Passa", escrita por Manuel Alegre e cantada por Adriano Correia de Oliveira, constituem um marco fundamental da canção de intervenção.
Em 1964 parte para Moçambique. Professor de liceu, desenvolve uma intensa atividade política contra o colonialismo, o que lhe traz problemas com a polícia política (PIDE) e com a administração colonial. Mais tarde regressa a Portugal onde é colocado como professor em Setúbal, sendo, posteriormente  expulso do ensino. Para sobreviver dá explicações e grava o seu primeiro LP, Baladas e Canções".
Em 1967-70, José Afonso, protagoniza uma intensa intervenção política e musical  tornando-se num símbolo da resistência. Por este motivo é várias vezes detido pela PIDE.
Com os arranjos de José Mário Branco, em 1971, edita Cantigas do Maio”. Neste álbum surge Grândola Vila Morena" que se tornará um símbolo da revolução de abril. Desde então, José Afonso, participa em vários festivais. É publicado o livro "José Afonso", coordenado por Viale Moutinho. É lançado o LP Eu vou ser como a toupeira". Em 1973 grava Venham mais cinco".
Após a Revolução dos Cravos, participa em numerosos "cantos livres" e grava o LP Coro dos Tribunais", onde conta com a colaboração de Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Vitorino e José Niza, entre outros. Em 1975 canta em inúmeros espetáculos e lança o disco Com as minhas tamanquinhas".
Em 1976 compõe a música de "Fernão Mendes" para a "Barraca" e grava Enquanto há força" e Fura Fura".
Em 1983 José Afonso já se encontra doente. O Coliseu de Lisboa é o palco do seu último espetáculo. As homenagens multiplicam-se e é condecorado com a Ordem da Liberdade. Em 1985 é editado o seu último disco, "Galinhas do Mato".
A 23 de fevereiro de 1987 morre no hospital de Setúbal.

Para ouvir a música de José Afonso e acompanhar com as respetivas letras, basta clicar na imagem abaixo.



Comentários