Escritor do mês de outubro - Susanna Tamaro



Susanna Tamaro nasceu no dia 12 de dezembro de 1957 na cidade de Trieste, no Nordeste de Itália. Como os seus pais se divorciaram logo após o seu nascimento ela ficou entregue ao cuidado dos avós maternos. Começou os estudos na escola primária local em 1963. Depois de terminar os estudos secundários, em 1976, recebeu uma bolsa de estudos que lhe permitiu frequentar o centro Experimental de Cinematografia de Roma. Como tese da sua licenciatura, em coautoria com outros dois colegas, apresentou uma curta-metragem de animação intitulada L'Origine del Giorno e della Notte. (A Origem do Dia e da Noite).
Em 1977 começou a trabalhar com o realizador Salvatore Samperi passando a sua assistente dois anos depois. Pontualmente fez alguns trabalhos para o departamento de programação da cadeia de televisão RAI.
Concluiu o seu primeiro livro, Illmitz, em 1981, no entanto não conseguiu publicá-lo.
Em 1989 chega aos escaparates La Testa Fra Le Nuvole (Com a Cabeça nas Nuvens) um romance que lhe valeu o prémio Elsa Morante.
Em 1991 publica Per Voce Sola (Para Uma Voz Só), obra que recebeu diversos elogios, nomeadamente, do realizador Frederico Fellini. No mesmo ano foi galardoada com o Prémio do Pen Club.
O seu primeiro livro para crianças, Cuore Di Ciccia, surgiu em 1992 e em 1994 publica aquele que viria a ser considerado o livro italiano de maior sucesso do século XX, Va’ Dove Ti Porta Il Cuore (Vai Onde Te Leva o Coração) obra galardoada com o Prémio Cittá di Roma.
Em 1997 publicou Anima Mundi (A Alma do Mundo) e Cara Mathilda (Querida Mathilda).

A escritora esteve em Portugal, em janeiro deste ano, para promover o seu último livro, Para Sempre.

No Centro de Recursos Educativos encontram-se disponíveis vários títulos desta autora:






BOAS LEITURAS !!


Comentários