Poema da Quinzena


Quero Ser Tambor

                 Tambor está velho de gritar
                                         Oh velho Deus dos homens
                                         deixa-me ser tambor
                                         corpo e alma só tambor
                                         só tambor gritando na noite quente dos trópicos.

                                         Nem flor nascida no mato do desespero
                                         Nem rio correndo para o mar do desespero
                                         Nem zagaia temperada no lume vivo do desespero
                                         Nem mesmo poesia forjada na dor rubra do desespero.

                                         Nem nada!

                                         Só tambor velho de gritar na lua cheia da minha terra
                                         Só tambor de pele curtida ao sol da minha terra
                                         Só tambor cavado nos troncos duros da minha terra.

                                         Eu
                                         Só tambor rebentando o silêncio amargo da Mafalala
                                         Só tambor velho de sentar no batuque da minha terra
                                         Só tambor perdido na escuridão da noite perdida.

                                         Oh velho Deus dos homens
                                         eu quero ser tambor
                                         e nem rio
                                         e nem flor
                                         e nem zagaia por enquanto
                                         e nem mesmo poesia.
                                         Só tambor ecoando como a canção da força e da vida
                                         Só tambor noite e dia
                                         dia e noite só tambor
                                         até à consumação da grande festa do batuque!
                                         Oh velho Deus dos homens
                                         deixa-me ser tambor
                                         só tambor!
                                                                          José Craveirinha


Comentários